“Os movimentos sociais são importantes para a articulação de demandas e de reivindicações por mudanças a partir das experiências daqueles que os compõem [...] contribuem à construção social mais sensível à realidade das pessoas, que se inserem e se realizam” - Professora Nara Carvalho, Departamento de Direito 1956

A história do Brasil é marcada por diversos movimentos sociais, desde o século XVI com a Confederação dos Tamoios.
Movimentos que vêm ganhando força desde então, principalmente depois da década de 70, em que houve muitas manifestações em oposição ao regime militar da época.
Essa resistência da população contribuiu bastante com o fortalecimento das organizações tanto dos movimentos da classe operária como também os movimentos estudantis, que sofriam as consequências dessa forma de governo.
E é inegável que essa época, nos anos 70 e 80, através de várias manifestações, e muita pressão, favoreceu bastante para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis da Constituição Federal de 1988, afinal o propósito desses movimentos era bem claro: Defesa dos valores do estado democrático e críticas à toda forma de autoritarismo estatal.

Principais movimentos sociais da atualidade, surgiram por volta dos anos 90:

movimento feminista: reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

movimento LGBT: luta pelos direitos civis dos homossexuais, como o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homoafetivos, a criminalização da homofobia e a implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT

movimento negro: requisito geral é o respeito aos direitos civis da população negra e o combate ao racismo. No brasil: reconhecimento do racismo como crime, da dívida histórica dos mais de 300 anos de escravidão e da igualdade de oportunidades e inclusão social.

movimento indígena: conservação e delimitação de áreas indígenas, educação, saúde diferenciada, respeito e reconhecimento à cultura, projetos socioeconômicos destinados aos diversos povos, áreas de preservação e fiscalização ao cumprimento de leis


Por fim, os movimentos sociais são extremamente importantes para a formação de uma sociedade democrática, pois o propósito principal é a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos

É preciso uma educação voltada para o exercício da cidadania, para que as pessoas possam ter a noção de que cidadão enquanto sujeito político, exige, e não deve idolatrar político algum e nem suas atitudes para com a população





Bibliografia

LACERDA MORAIS, JOSÉ MICAELSON. Luta de classes – atualidade e necessidade. [S. l.],16 abr. 2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/luta-de-classes-atualidade-e-necessidade/. Acesso em: 6 nov. 2022.

DE SOUZA, Lucas Esteves. O que é Luta de Classes? Entenda o conceito marxista. [S. l.], 6 ago. 2022. Disponível em: https://www.politize.com.br/o-que-e-luta-de-classes-entenda-o-conceito-marxista/?https://ww w.politize.com.br/&gclid=Cj0KCQiAmaibBhCAARIsAKUlaKRjS6DMxm2JkH8RuJSbqLnMnrj UCKta1L8sL5DluWC3GpYeJ9u-F7waAhf0EALw_wcB. Acesso em: 6 nov. 2022.

GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro. Os movimentos sociais e a luta pelo direito à cidade no Brasil contemporâneo. [S. l.], 17 fev. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/cPPgddM8mxfc5qPCKMyVyff/?lang=pt. Acesso em: 6 nov. 2022.

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/luta-de-classes

https://culturaeamae.wordpress.com/tag/lutas-sociais/